Relações interpessoais no centro cirúrgico: equipe de enfermagem e equipe médica

Autores

  • Anna Maria Oliveira Salimena UFJF
  • Raquel Santos Rosa Peixoto UFJF
  • Silvia Teresa Carvalho Araújo UFRJ
  • Marcelo Silva Alves UFJF

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3328

Palavras-chave:

Centros Cirúrgicos, Relações Interpessoais, Equipe de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Compreender significados e desvelar sentidos da equipe de enfermagem em centro cirúrgico nas suas relações interpessoais com a equipe médica. Método: Pesquisa de natureza qualitativa, embasada no referencial teórico, filosófico e metódico na fenomenologia Heideggeriana. Participaram 17 profissionais da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico, entre os meses de outubro de 2016 a janeiro de 2017, utilizando a entrevista fenomenológica norteada pela questão: Como você significa as suas relações interpessoais com a equipe médica no seu trabalho?. Dos depoimentos emergiram as estruturas essenciais, a construção do conceito de ser e a unidade de significado, possibilitando desvelar os sentidos dos profissionais. Resultado: Os profissionais de enfermagem significaram as relações interpessoais com a equipe médica como boa, mas com conflitos e divergências. Foram desvelados os sentidos ser-com, impropriedade, inautencidade, ambiguidade e distanciamento. Considerações Finais: Dos sentidos desvelados considera-se imprescindíveis que as relações interpessoais estabelecidas sejam harmônicas, baseadas na empatia, respeito e comunicação eficaz a fim de garantir uma assistência segura ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria Oliveira Salimena, UFJF

Enfermeira. Doutora. Professora do Programa de Pós-graduação Graduação Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. MG.

Raquel Santos Rosa Peixoto, UFJF

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. MG.

Silvia Teresa Carvalho Araújo, UFRJ

Enfermeira. Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. RJ

Marcelo Silva Alves, UFJF

Enfermeiro. Doutor. Professor do Programa de Pós-graduação Graduação Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. MG.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Salimena, A. M. O., Peixoto, R. S. R., Araújo, S. T. C., & Alves, M. S. (2019). Relações interpessoais no centro cirúrgico: equipe de enfermagem e equipe médica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3328

Edição

Seção

Artigos Originais