Entrevista fenomenológica como ferramenta de pesquisa em enfermagem: reflexão teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3778

Palavras-chave:

Pesquisa em Enfermagem, Filosofia em Enfermagem, Entrevista, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Objetivo: Refletir acerca da utilização da entrevista fenomenológica no desvelamento do fenômeno em pesquisas da enfermagem. Metodologia: Estudo teórico reflexivo à luz do referencial teórico filosófico e metodológico de Martin Heidegger, proposto a analisar os aspectos contextuais da entrevista fenomenológica em pesquisas da enfermagem. Resultado: Este recurso metodológico, em pesquisa qualitativa, proporciona o estar-com-o-outro de forma ampliada na busca da singularidade de cada ser indo em direção a clarificação do fenômeno vivido. Conclusão: Para a enfermagem, a entrevista fenomenológica visa contribuir para a compreensão do ser em suas relações com o mundo, promovendo maior visibilidade deste e proporcionando importante contribuição para o desvelamento do fenômeno investigado nas pesquisas de abordagem fenomenológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Messias Ramos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Atualmente é enfermeira do CTI adulto do Hospital Regional Dr. João Penido - Juiz de Fora MG. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (2010). Pós Doutoranda do Instituto de Medicina Social da UERJ, na subárea Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS - Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde. É professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo atividades no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora e no Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, da Criança, do Recém Nascido e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, mulher quilombola, mulher negra, HIV, cuidados de enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Processo de Cuidar em Saúde e em Enfermagem .

Guilherme Sacheto Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Egresso do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UFJF. Pós-graduado em Saúde da Família pela UFJF. Coordenador da Unidade Básica de Saúde Dr. José Francisco Junqueira Reis, Cataguases-MG. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor integrante da carreira docente do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ. Membro dos Grupos de Pesquisa Cotidiano do Cuidar em Saúde e em Enfermagem e Estudos e Pesquisas Sobre Saúde, Diversidade Étnica, Racial, Cultural, Sexual e de Gênero - UFJF.

Anna Maria de Oliveira Salimena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo (1978). Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora Atualmente desenvolvendo atividades no Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem. Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF (2010-2017) e Coordenadora Operacional do DINTER UFJF/UNICAMP desde 2014/2017. Tem experiência assistencial, docencia, pesquisa e extensão na área de Enfermagem em: Saúde do Adulto, Centro Cirúrgico, Enfermagem Cirúrgica desenvolvendo estudos de pesquisa natureza qualitativa com ênfase na fenomenologia no referencial de Martin Heidegger, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Saúde da Mulher, Câncer Ginecológico, Hemodiálise, Sentimentos, Morte e Terminalidade.

Camila da Silva Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Monitora da Disciplina Administração em Enfermagem I 2013/2014. Membro da Liga Acadêmica de Saúde Mental 2013/2014. Participante do Projeto de Extensão "Vivenciando a gestão da Atenção Primária em Saúde no SUS Juiz de Fora" 2012/2013 e do Projeto de Extensão "Participação em atividades de imunização, fortalecendo práticas educativas e inovações técnicas" 2011/2014. Participante do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET- Saúde 2012. Especialista em Enfermagem Oncológica pela Faculdade Estácio de Sá (2016), Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Unyleya (2017), Preceptora de Estágio do curso Impacto Escola de Saúde 2015/2017 e Mestre em Enfermagem - UFJF 2016. Atualmente, Enfermeira do Hospital São Vicente de Paulo - JF.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

Ramos, C. M., Pacheco, Z. M. L., Oliveira, G. S., Salimena, A. M. de O., & Marques, C. da S. (2022). Entrevista fenomenológica como ferramenta de pesquisa em enfermagem: reflexão teórica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3778

Edição

Seção

Reflexão Teórica