Suporte Nutricional Enteral ao Paciente Queimado: O Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4073

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar o estado da arte sobre suporte nutricional enteral ao paciente queimado criticamente enfermo. Método: Revisão integrativa de literatura realizada com buscas nas bases de dados PubMed, CINAHL e LILACS. Resultados: A busca possibilitou a seleção de 28 artigos científicos com disponibilidade online e no idioma inglês, os quais foram organizados e discutidos em seis categorias: Hipermetabolismo e nutrição enteral; Nutrição enteral precoce nas vítimas de queimaduras; Estimativa de necessidade enérgica; Suplementação na nutrição enteral; Jejum e nutrição intraoperatória; Intolerância à alimentação e sepse. Conclusão: O estudo proporcionou a exposição de diversas informações a respeito dos benefícios associados à introdução de nutrição enteral ao paciente queimado, investigações sobre o aporte calórico mais adequado, pesquisas sobre a nutrição suplementada e incentivo de práticas que ainda não participam totalmente do cotidiano hospitalar, como a nutrição intraoperatória. Entretanto, foi perceptível a carência de pesquisas nacionais voltadas ao indivíduo com queimaduras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charlise Ferreira Corrêa, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Discente de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná e atua como professor adjunto no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), área de Saúde do Adulto.

Carolina Rodrigues Milhorini, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Enfermeira. Residente do programa de pós-graduação em Cuidados Intensivos do Adulto da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Andréia Bendine Gastaldi, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, na área de Saúde do Adulto, Cuidados Intensivos do Adulto e Urgência e Emergência.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Corrêa, C. F., Montezeli, J. H., Milhorini, C. R., & Gastaldi, A. B. (2021). Suporte Nutricional Enteral ao Paciente Queimado: O Estado da Arte. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4073

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura