Práticas educativas junto às famílias de crianças e adolescentes em quimioterapia antineoplásica oral: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4082

Palavras-chave:

Criança, Família, Educação em Saúde, Antineoplásicos, Administração Oral, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar, nas produções científicas, as práticas educativas empregadas para orientação dos familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com câncer quanto ao tratamento quimioterápico antineoplásicos orais. Método: Revisão integrativa da literatura disponível nas bases de dados LILACS via BVS, SCIELO, CINAHL, PUBMED e EMBASE, realizada no mês de setembro de 2020. Foram incluídos artigos originais que abordassem a temática. Excluíram-se aqueles que focavam práticas educativas direcionadas a profissionais, pacientes adultos e outros tipos de quimioterapia. Resultados: A amostra foi constituída de cinco artigos internacionais. As evidências foram agrupadas de acordo com o tipo de prática educativa: consulta clínica, orientações em grupo com dinâmicas, programa de manutenção domiciliar e produção de materiais educativos impressos. Considerações Finais: A educação em saúde é essencial no preparo de familiares de crianças e adolescentes em quimioterapia antineoplásica oral e a equipe de enfermagem deve desenvolver treinamentos e orientações que promovam um cuidado integral, seguro e resolutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Alvernaz Silva Franco, Instituto Nacional do Câncer

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá. Mestranda do Programa Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Emília Gallindo Cursino, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, habilitada em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado pela Universidade de São Paulo.

Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Franco, G. A. S., Silva, L. F. da, Góes, F. G. B., Cursino, E. G., Moraes, J. R. M. M. de, & Pacheco, S. T. de A. (2021). Práticas educativas junto às famílias de crianças e adolescentes em quimioterapia antineoplásica oral: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4082

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura