Promoção da saúde e prevenção de doenças: perspectivas de enfermeiros da atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4388

Palavras-chave:

Prevenção de Doenças, Promoção da Saúde, Enfermagem de Atenção Primária, Enfermagem

Resumo

Objetivo: verificar as percepções e as práticas de enfermeiros atuantes na atenção primária à saúde acerca das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 15 enfermeiros coordenadores de equipes da saúde da família. As entrevistas foram processadas pelo software IRaMuTeQ® e submetidas à técnica de análise de conteúdo. Resultados: cinco classes emergiram: Público envolvido, gama de atividades desenvolvidas e suas periodicidades; Adversidades para a realização de ações de promoção à saúde e prevenção de agravos; Perspectiva dos usuários quanto a Educação em Saúde; Práticas de Educação Permanente em Saúde e Mudança comportamental dos usuários a partir da promoção da saúde e avaliação dos resultados. Conclusão: para os enfermeiros, ações de promoção e prevenção são positivas para a comunidade, otimizando o autocuidado. Adversidades como falta de tempo, déficit no quadro profissional e sobrecarga foram relatadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Rodrigues Soares, Universidade Estadual de Maringá. Mestrando, Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

Enfermeiro pela Universidade Estadual do Paraná. Mestrando no Programa de Pós-gradução de Enfermagem.

Mariana Pissioli Lourenço, Universidade Estadual de Maringá.

Enfermeira. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

Dandara Novakoski Spigolon, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente do colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná.

Celia Maria Gomes Labegalini, Universidade Estadual do Paraná.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná.

Maria Antonia Ramos Costa, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná.

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá.

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Soares, J. P. R., Lourenço, M. P., Spigolon, D. N., Labegalini, C. M. G., Costa, M. A. R., & Baldissera, V. D. A. (2022). Promoção da saúde e prevenção de doenças: perspectivas de enfermeiros da atenção básica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4388

Edição

Seção

Artigos Originais