Cuidados de enfermagem no transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas em pacientes com mieloma múltiplo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4595

Palavras-chave:

Mieloma múltiplo, transplante de células-tronco hematopoiéticas, cuidados de enfermagem, teoria de enfermagem.

Resumo

Objetivos: Identificar as evidências disponíveis sobre o cuidado de enfermagem no transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas em pacientes com mieloma múltiplo no ambiente hospitalar, relacionar os cuidados identificados na literatura às teorias de enfermagem, quais aspectos têm sido priorizados quanto ao cuidado da enfermagem e compreender em que fase do tratamento o enfermeiro é mais atuante. Método: Estudo de Revisão de Escopo, com busca realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE via PubMed, no mês de junho de 2021, 10 artigos foram identificados. Resultados: Tratam de cuidados relacionados a procedimentos específicos e demonstram a importância que o enfermeiro tem de atuar no controle do ambiente, bem-estar, apoio emocional e da educação em saúde com estímulo à autonomia e ao autocuidado. Conclusão: Observam-se bases teóricas que devem estar presentes em todo o processo de cuidar, guiando a atuação do enfermeiro, que se mostra relevante em todo o processo de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Monteiro da Paixão, Mestre em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem Anna Ney/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira do Hospital Naval Marcílio Dias, Marinha do Brasil (2019 - Atual); Especialização em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte pela Faculdade Unyleya (2020- 2021); Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ (2018-2020); Enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Organização Social Viva Rio/ Prefeitura (2016-2019); Pós graduada em Saúde da Família pela Universidade Cândido Mendes (2017-2017); Pós graduada em Enfermagem em Oncologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016-2017); Enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Pró Cardíaco (2015-2016); Certificação de Dignidade Acadêmica grau Cum Laude (2017); Graduada no curso de Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2011-2015)

Vanessa Cristina Neves Fabrini, Faculdade Unyleya. Brasília, DF.

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Londrina. Docente no programa de pós graduação da Faculdade Unyleya. Brasília, DF.

Michelle Salles da Silva Tenorio , Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ).

Especialista em Oncologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Cirúrgica e Geral nos moldes de Residência pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira assistencial na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ).

Eduardo Aguiar Siqueira, Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Especialista em enfermagem em oncologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Enfermeiro da Hematologia adulta e oncologia clínica do Instituto Nacional do Câncer (INCA); Enfermeiro do Departamento de doenças Infectoparasitárias (DIP) do Hospital Federal Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE).

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Paixão, T. M. da, Fabrini, V. C. N., da Silva Tenorio , M. S., & Siqueira, E. A. (2022). Cuidados de enfermagem no transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas em pacientes com mieloma múltiplo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4595

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura