Incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1383

Palavras-chave:

Incidência, Síndrome, Burnout, Enfermagem

Resumo

Objetivo: explorar as produções científicas disponíveis analisando a incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais da área da enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foram encontrados 25 artigos e após leitura de seus títulos e resumos 9 foram selecionados para compor a amostra deste estudo de acordo com os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Resultados: pôde-se observar através dessa pesquisa que a patologia está presente nos profissionais de enfermagem e que fatores como idade, sexo, tempo de formação, turnos de trabalho e questões institucionais podem interferir no curso da doença. Conclusão: é necessário se fazer uma reflexão a fim de buscarmos, enquanto pesquisadores, acadêmicos e profissionais de enfermagem, o que pode ser feito para amenizar a incidência dessa doença que tem aumentado a cada dia mais nesses trabalhadores que fazem parte de uma categoria tão importante dentro dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Fátima de Oliveira, Universidade de Itaúna

Enfermeira graduada pela Universidade de Itaúna.

Gilberto Gonçalves de Lima, Universidade de Itaúna

Enfermeiro, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais. Docente na graduação de Enfermagem da Universidade de Itaúna- MG.

Gláucia de Sousa Vilela, Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu- MG

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela EEUFMG.

Downloads

Publicado

2017-07-08

Como Citar

Oliveira, R. F. de, Lima, G. G. de, & Vilela, G. de S. (2017). Incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1383

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura