Acompanhamento por telefone no pós-alta dos pacientes onco-hematológicos: revisão integrativa da literatura

Autores/as

  • Renata Miranda Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Machado Pinheiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1824

Palabras clave:

Telemedicina, Readmissão do paciente, Enfermagem oncológica, Doenças hematológicas.

Resumen

Objetivo: analisar a produção científica acerca do acompanhamento, por telefone, pelo enfermeiro, no pós-alta do paciente com doença onco-hematológica, na redução do evento de readmissão hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Tal revisão visa responder à seguinte questão de pesquisa: A intervenção no acompanhamento por telefone, pelo enfermeiro, no pós-alta, reduz a readmissão hospitalar dos pacientes com doença onco-hematológica? A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane Library, PubMed, LILACS e CINAHL. A busca foi iniciada no segundo semestre de 2016 e finalizada em fevereiro de 2017, sem qualquer restrição quanto a idioma e período. Após a análise das publicações, foram selecionados para compor a amostra da pesquisa, seis artigos, que foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Foram elaboradas duas categorias temáticas: benefícios e desvantagens da consulta através do acompanhamento por telefone realizada pelo enfermeiro-oncologista; elementos necessários à avaliação, pelo enfermeiro durante o acompanhamento por telefone. Conclusão: A intervenção telefônica tem sido um instrumento de trabalho do enfermeiro, que possibilita estar mais próximo ao paciente, quando este se encontra geograficamente longe e mais necessitado de um cuidado que lhe forneça segurança, conforto e qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Miranda Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Especialista em enfermagem oncológica. Especialista em enfermagem em Hemoterapia, Hematologia e Terapia de Suporte. Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutor. Professora do departamento de Enfermagem médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Machado Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Enfermagem Gerontológica.

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Sousa, R. M., do Espírito Santo, F. H., & Pinheiro, F. M. (2017). Acompanhamento por telefone no pós-alta dos pacientes onco-hematológicos: revisão integrativa da literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1824

Número

Sección

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura