Utilização da visita técnica no ensino de administração em enfermagem

Autores/as

  • Herica Silva Dutra Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila da Silva Marques Badaró Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz Francisco Farah Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Angélica da Conceição Oliveira Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Tereza Ramos Bahia Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v19i0.2502

Palabras clave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Serviços de enfermagem, Administração dos cuidados ao paciente, Materiais de ensino.

Resumen

Objetivo: Relatar experiência de realização de visita técnica no ensino de administração em Enfermagem. Método: Trata-se de relato de experiência de metodologia de ensino no curso de enfermagem de uma universidade pública brasileira, durante a disciplina de Administração em Enfermagem I. A visita técnica foi desenvolvida nas seguintes etapas: planejamento, construção do roteiro de visita, realização da visita técnica a serviços de apoio técnico-administrativos em unidades hospitalares, comparação entre os dados da visita e legislação, apresentação dos resultados das visitas em sala de aula e avaliação da atividade. Resultados: A realização das visitas aos serviços de apoio permitiu aos estudantes desenvolverem habilidades de planejamento, tomada de decisão, trabalho em equipe e organização; bem como aprimorar o pensamento crítico-reflexivo, além de identificar a importância do trabalho intersetorial e multiprofissional para a assistência de qualidade. Conclusão: A visita técnica é uma estratégia eficaz no processo ensino-aprendizagem e pode contribuir para a prática futura de enfermeiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Herica Silva Dutra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Herica Silva Dutra. Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Juiz de Fora. herica.dutra@ufjf.edu.br

Camila da Silva Marques Badaró, Universidade Federal de Juiz de Fora

Camila da Silva Marques Badaró. Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. camilamarques.enf@gmail.com

Beatriz Francisco Farah, Universidade Federal de Juiz de Fora

Beatriz Francisco Farah. Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora. b-farah@hotmail.com

Angélica da Conceição Oliveira Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Angélica da Conceição Oliveira Coelho. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. angelicacoelho8@gmail.com

Maria Tereza Ramos Bahia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Tereza Ramos Bahia. Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora. mtbahia@uol.com.br

Bernadete Marinho Bara De Martin Gama, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bernadete Marinho Bara De Martin Gama. Enfermeira. Mestre em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. ernadetebarag@ig.com.br

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Dutra, H. S., Badaró, C. da S. M., Farah, B. F., Coelho, A. da C. O., Bahia, M. T. R., & Gama, B. M. B. D. M. (2018). Utilização da visita técnica no ensino de administração em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v19i0.2502

Número

Sección

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica