Capacitação para uso do sistema de informação da atenção básica: mantendo o status quo informacional

Autores/as

  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.101

Palabras clave:

Sistema de informação da Atenção Básica, Educação permanente em serviço, Informação em saúde

Resumen

Estudo de abordagem qualitativa que objetivou analisar o processo de capacitação de profissionais e gestores relacionados ao SIAB visando o planejamento local em saúde. Realizou-se entrevistas com profissionais de uma unidade de saúde da família no município de Divinópolis, bem como os gestores e técnico-administrativos da secretaria municipal de saúde e gerência regional de saúde. Os dados coletados foram analisados a partir da “Análise de Conteúdo”. A pesquisa foi aprovada pelo CEP sob o parecer 61/2010. Verificou-se que o processo de capacitação para uso dos dados do SIAB ainda é incipiente, não sistemático e descontínuo. Em alguns momentos, alguns sujeitos relatam que a capacitação é inexistente e muitas dúvidas relacionadas ao sistema permanecem no cotidiano de trabalho. Outra situação verificada é o fato de que o sistema, seus dados e seus fluxos ainda são concebidos segundo a lógica da centralização, onde os níveis centrais são alimentados com dados e os profissionais são meros coletadores. Conclui-se que a falta de um processo de educação permanente voltado para o uso dos dados do SIAB perpetua o status quo informacional atual, onde o planejamento local a partir deste sistema quase não é realizado, serve apenas aos interesses dos níveis centrais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Enfermagem - EE/UFMG.

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado. Universite de Toulouse III (Paul Sabatier), U.T.III, França. Orientadora do Trabalho.

Publicado

2012-03-09

Cómo citar

Cavalcante, R. B., & Pinheiro, M. M. K. (2012). Capacitação para uso do sistema de informação da atenção básica: mantendo o status quo informacional. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.101

Número

Sección

Artigos Originais