Utilização da visita técnica no ensino de administração em enfermagem

Autores

  • Herica Silva Dutra Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila da Silva Marques Badaró Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz Francisco Farah Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Angélica da Conceição Oliveira Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Tereza Ramos Bahia Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v19i0.2502

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Serviços de enfermagem, Administração dos cuidados ao paciente, Materiais de ensino.

Resumo

Objetivo: Relatar experiência de realização de visita técnica no ensino de administração em Enfermagem. Método: Trata-se de relato de experiência de metodologia de ensino no curso de enfermagem de uma universidade pública brasileira, durante a disciplina de Administração em Enfermagem I. A visita técnica foi desenvolvida nas seguintes etapas: planejamento, construção do roteiro de visita, realização da visita técnica a serviços de apoio técnico-administrativos em unidades hospitalares, comparação entre os dados da visita e legislação, apresentação dos resultados das visitas em sala de aula e avaliação da atividade. Resultados: A realização das visitas aos serviços de apoio permitiu aos estudantes desenvolverem habilidades de planejamento, tomada de decisão, trabalho em equipe e organização; bem como aprimorar o pensamento crítico-reflexivo, além de identificar a importância do trabalho intersetorial e multiprofissional para a assistência de qualidade. Conclusão: A visita técnica é uma estratégia eficaz no processo ensino-aprendizagem e pode contribuir para a prática futura de enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herica Silva Dutra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Herica Silva Dutra. Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Juiz de Fora. herica.dutra@ufjf.edu.br

Camila da Silva Marques Badaró, Universidade Federal de Juiz de Fora

Camila da Silva Marques Badaró. Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. camilamarques.enf@gmail.com

Beatriz Francisco Farah, Universidade Federal de Juiz de Fora

Beatriz Francisco Farah. Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora. b-farah@hotmail.com

Angélica da Conceição Oliveira Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Angélica da Conceição Oliveira Coelho. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. angelicacoelho8@gmail.com

Maria Tereza Ramos Bahia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Tereza Ramos Bahia. Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora. mtbahia@uol.com.br

Bernadete Marinho Bara De Martin Gama, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bernadete Marinho Bara De Martin Gama. Enfermeira. Mestre em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. ernadetebarag@ig.com.br

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Dutra, H. S., Badaró, C. da S. M., Farah, B. F., Coelho, A. da C. O., Bahia, M. T. R., & Gama, B. M. B. D. M. (2018). Utilização da visita técnica no ensino de administração em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v19i0.2502

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica