Percepção sensorial tátil alterada em pacientes com diabetes mellitus: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2571

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Neuropatias diabéticas, Percepção do tato, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: Descrever os fatores etiológicos e os sinais e sintomas do fenômeno percepção sensorial tátil alterada em pessoas com Diabetes Mellitus. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no período de agosto a setembro de 2016. A busca foi feita nas bases de dados da PUBMED, CINAHL, SCOPUS, LILACS, IBECS, MEDCARIB e BDENF, utilizando os seguintes descritores: neuropatias diabéticas, tato, percepção tátil, transtornos da percepção, distúrbios somatossensoriais e enfermagem. Foram identificadas 1371 publicações e uma amostra de 23 estudos foi obtida. Estes foram classificados de acordo com o nível de evidência. Resultados: As publicações datam desde 1992 a 2015, com maior produção nos Estados Unidos. Os estudos foram do tipo transversal, prevalecendo nível de evidência IV. A dor foi o sintoma mais prevalente, seguida de perda sensorial, dormência e formigamento. Com relação aos fatores etiológicos destacou-se o tempo de convivência com o problema, hemoglobina glicosilada alterada, idade avançada e hipertensão arterial. Conclusão: Constatou-se que o fenômeno tem sido compreendido como uma alteração neurológica. A identificação precoce dos agentes etiológicos e as manifestações clínicas são importantes para o seguimento dos pacientes, bem como a monitorização da sua evolução e controle glicêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Andreia Fernandes Noronha, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em enfermagem; Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; Professora assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.

Sayonara Monique de Melo Nogueira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

Ana Carolina Lima Ramos Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em enfermagem; Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais;

Tânia Couto Machado Chianca, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem. Professora Titular na Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Noronha, J. A. F., Nogueira, S. M. de M., Cardoso, A. C. L. R., & Chianca, T. C. M. (2019). Percepção sensorial tátil alterada em pacientes com diabetes mellitus: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2571

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura