Fatores associados ao relato de episiotomia em parturientes atendidas em um hospital do oeste catarinense

Autores

  • Joice Moreira Schmalfuss Curso de Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
  • Maira Rossetto UFFS
  • Lilian Baseggio UFFS
  • Vitoria Radichewski UFFS
  • Joanna d’Arc Lyra Batista UFFS

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3294

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Parto Normal, Períneo, Episiotomia, Paridade.

Resumo

Objetivo: identificar os fatores associados ao relato de episiotomia em parturientes atendidas em um hospital referência do oeste catarinense. Métodos: trata-se de estudo transversal realizado com mulheres submetidas a parto vaginal hospitalar. A coleta de dados ocorreu diariamente, entre agosto e setembro de 2016, por meio de questionário padronizado e informações complementadas pelo prontuário e cartão pré-natal. A variável dependente foi o relato da realização de episiotomia. Os dados foram submetidos à análise bivariada e multivariada. Resultados: foram incluídas no estudo 136 participantes. A episiotomia foi relatada por 84 (61,8%) das mulheres. Ser nulípara e ter tido número excessivo de toques vaginais ficaram associados à realização de episiotomia no modelo final de regressão logística multivariada. Conclusão: apesar de esforços no sentido de diminuir as excessivas intervenções no processo de parturição, a realidade da assistência obstétrica brasileira merece atenção e profundas mudanças. É necessário que intervenções não recomendadas e danosas como a episiotomia estejam em consonância com as boas práticas obstétricas e que intervenções realizadas de forma excessiva, como os toques vaginais, sejam evitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Moreira Schmalfuss, Curso de Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.

Enfermeira, mestre e doutoranda em enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.

Maira Rossetto, UFFS

Enfermeira, mestre e doutora em Enfermagem. Professora de Saúde coletiva no curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Lilian Baseggio, UFFS

Estudante do curso de Medicina, UFFS.

Vitoria Radichewski, UFFS

Estudante do curso de Medicina UFFS.

Joanna d’Arc Lyra Batista, UFFS

Biomédica, professora no curso de Medicina na UFFS.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Schmalfuss, J. M., Rossetto, M., Baseggio, L., Radichewski, V., & Batista, J. d’Arc L. (2019). Fatores associados ao relato de episiotomia em parturientes atendidas em um hospital do oeste catarinense. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3294

Edição

Seção

Artigos Originais