Gênero e sexualidade na formação de enfermeiros no ensino superior público brasileiro: estudo documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3877

Palavras-chave:

Identidade de Gênero, Sexualidade, Enfermagem, Educação Superior, Currículo.

Resumo

Objetivo: Analisar o conteúdo das ementas de disciplinas que abordam gênero e sexualidade nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Pesquisa documental com abordagem mista. Os dados foram coletados com instrumento de elaboração própria, processados no software IRaMuTeQ, apresentados em quadros, dendograma, categorias temáticas e analisados interpretativamente. Resultados: O conteúdo das ementas focalizou-se na saúde da mulher especificamente nos aspectos reprodutivos; políticas, diretrizes e parâmetros curriculares; histórica da sexualidade; práticas pedagógicas sobre gênero e sexualidade; saúde sexual e reprodutiva; conceito de gênero e intersecionalidades; gênero como categoria analítica e marcadores sociais da diferença; masculinidade e saúde do homem. Conclusão: Lacunas na estruturação dos currículos e abordagem de temáticas relativas a gênero e sexualidade contribuem para fragmentação dos processos formativos e práticas assistenciais

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Lima, A. C. S. D., Alves, M. J. H., Pereira, E. V., Pereira, A. P., Albuquerque, G. A., & Belém, J. M. (2021). Gênero e sexualidade na formação de enfermeiros no ensino superior público brasileiro: estudo documental. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3877

Edição

Seção

Artigos Originais