Percepções de puérperas e da equipe de enfermagem sobre mães e pais na unidade neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4203

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Equipe de Enfermagem, Mães, Pais.

Resumo

Objetivo: Conhecer as percepções de profissionais da equipe de enfermagem e de puérperas, acerca da presença de figuras maternas e paternas no ambiente da Unidade Neonatal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, desenvolvido em uma Unidade Neonatal. A coleta de dados ocorreu, por meio de entrevistas com 15 profissionais e oito puérperas, e a análise de dados fora realizada conforme Análise de Conteúdo, sustentada no referencial teórico da política de atenção humanizada ao recém-nascido. Resultados: Emergiram três categorias: 1) Período de tempo para visita; 2) Percepções da enfermagem sobre a visita na Unidade Neonatal; 3) Estratégias para a inserção dos pais na Unidade Neonatal. Existem divergências nas opiniões dos profissionais quanto à presença dos pais na unidade; as puérperas demonstraram diferentes sentimentos, mas sentem-se satisfeitas com o cuidado. Considerações finais: A equipe de enfermagem deve orientar os pais acerca de seus direitos e inclui-los nos cuidados ao bebê, minimizando os efeitos da hospitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila do Couto Maia, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Florianópolis – SC, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ariane Thaise Frello Roque, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Florianópolis – SC, Brasil.

Graduação em Enfermagem, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado pela Universidade de Alberta - Canadá.

Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Florianópolis – SC, Brasil.

Graduação em Enfermagem, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Especialista em Capacitação Pedagógica e Educação Profissional Enf.

Simone Vidal Santos, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago – HUPEST. Unidade Neonatal. Florianópolis – SC, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Estomaterapia.

Patrícia Klock, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Florianópolis – SC, Brasil.

Graduação em Enfermagem, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

do Couto Maia, C., Frello Roque, A. T., Costa, R., Vidal Santos, S., & Klock, P. (2021). Percepções de puérperas e da equipe de enfermagem sobre mães e pais na unidade neonatal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4203

Edição

Seção

Artigos Originais