Tecnologias do cuidado na assistência ao parto normal: práticas de enfermeiros e médicos obstetras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4218

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Obstetrícia, Parto humanizado, Prática clínica baseada em evidências.

Resumo

Objetivo: Analisar as tecnologias do cuidado na assistência ao parto normal utilizadas por enfermeiros e médicos obstetras. Método: Estudo transversal analítico realizado com 335 puérperas de uma maternidade de referência. Os dados foram analisados mediante inferência estatística, considerando-se estatisticamente significantes os valores de p < 0,05. Resultados: Houve maior prevalência e associação da amamentação e livre escolha da posição nos partos assistidos por enfermeiro, e com métodos não farmacológicos para alívio da dor, episiotomia, ocitocina, ordens verbais e posição supina nos partos assistidos por profissional médico. No modelo final da regressão, permaneceram associadas aos partos auxiliados por enfermeiro as maiores chances de a mulher ter livre escolha na posição de parir, de não ser efetuada a episiotomia e não ser administrada ocitocina. Conclusão: Tecnologias do cuidado capazes de favorecer a autonomia da mulher e sua individualidade no parto normal foram associadas ao enfermeiro obstetra, oportunizando uma assistência respeitosa e segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizama Paula Gomes da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

Nívea Alane dos Santos Moura, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira - UFPE. Residente em Obstetrícia - COREMU IMIP. Recife, PE, Brasil.

Geyslane Pereira Melo de Albuquerque, Universidade de Pernambuco

Enfermeira Obstetra. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco- UPE. Tutora da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Recife, PE, Brasil.

Eliane Rolim de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Neonatal e Pediátrica. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

Viviane Rolim de Holanda, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Docente da área de Saúde da Mulher no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências da Saúde. João Pessoa, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Gomes da Rocha, E. P., dos Santos Moura, N. A., Pereira Melo de Albuquerque, G., Rolim de Holanda, E., & Rolim de Holanda, V. (2021). Tecnologias do cuidado na assistência ao parto normal: práticas de enfermeiros e médicos obstetras. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4218

Edição

Seção

Artigos Originais