Escore de risco para tromboembolismo e prevenção em pacientes hospitalizados em uma clínica cirúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4243

Palavras-chave:

Trombose venosa, Medição de risco, Prevenção de doenças, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar o risco tromboembolítico em pacientes cirúrgicos e o uso das medidas preventivas. Método: Estudo epidemiológico transversal, retrospectivo por meio de entrevistas e abordagem aos prontuários de pacientes cirúrgicos. O risco para tromboembolismo foi avaliado, conforme escala validada e adaptada. As análises foram processadas pelo software estatístico Stata versão 12.1. Resultados: Foram entrevistados e analisados os prontuários de 100 pacientes. Todos os participantes apresentaram pelo menos um fator de risco para tromboembolismo. Dos entrevistados, 41% foram classificados como de alto risco, 7% receberam tromboprofilaxia medicamentosa e 11% recebendo profilaxia não medicamentosa. Conclusão: Apesar de todos os participantes apresentarem pelo menos um fator de risco para tromboembolismo venoso, a implementação de medidas preventivas foi baixa indicando a necessidade de múltiplas intervenções, tais como implementação de protocolos, educação permanente - principalmente da equipe de enfermagem, uso de ferramentas de monitoramento e auditoria de resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Roberta Lopes Simões, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina - MG.

Enfermeira formada pela UFVJM. Docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, no curso de graduação em Enfermagem. Doutora em Saúde Pública pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG, Brasil.

Jaqueline Gonçala Pereira Vaz Miranda, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina - MG.

Enfermeira formada pela UFVJM. Discente do Programa Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil.

Maristela Oliveira Lara, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina - MG.

Enfermeira formada pela UFVJM. Professora Adjunto 3 da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK , Brasil. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG, Brasil.

Heloisa Helena Barroso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina - MG.

Enfermeira formada pela UFVJM. Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Odontologia pela UFVJM.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Simões, M. R. L., Miranda, J. G. P. V., Lara, M. O., & Barroso, H. H. (2021). Escore de risco para tromboembolismo e prevenção em pacientes hospitalizados em uma clínica cirúrgica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4243

Edição

Seção

Artigos Originais