Avaliação da adesão à higiene de mãos em unidade coronariana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4618

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Lavagem de Mãos, Unidades de Terapia Intensiva, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Analisar a adesão dos profissionais da saúde à técnica de higienização de mãos em uma Unidade Coronariana. Método: Estudo transversal. Participaram da pesquisa todos os profissionais de saúde que atuam na unidade. A observação foi guiada por instrumento da Organização Mundial da Saúde que é de domínio público e que foi adaptado de forma a permitir a verificação de quais momentos o profissional realizou a higienização das mãos. Todas as oportunidades para higiene de mãos foram computadas e uma relação do percentual de adesão foi elaborada. Resultados: Foram avaliados 30 profissionais de saúde, sendo seis enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas e quatro médicos. Foram observadas 498 oportunidades de higiene de mãos, com 190 ações realizadas, resultando em 38,2% de adesão. Conclusão: As baixas taxas de adesão encontradas evidenciam a necessidade de investir em programas de conscientização sobre a importância da higienização das mãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Gonçalves Menegueti, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (2005). Nomeada membro do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing (STTI) (2005). Possui especialização em controle de infecção hospitalar pela EERP. Mestre e Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com período sanduíche no doutorado na Universidade de Washington. Trabalhou como enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva e posteriormente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Infecção Hospitalar e Terapia Intensiva, atuando principalmente nos temas: prevenção e controle de infecção em UTI, gerenciamento em enfermagem, indicadores de qualidade na assistência de enfermagem. Atualmente é Professor Doutor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Polidoro, A. F., Lopes, A. E. R., Gaspar, G. G., Lopes, N. A. P., Vendrusculo, A. C. S., Molina, F. M. R., Polachini, M. M., & Menegueti, M. G. (2022). Avaliação da adesão à higiene de mãos em unidade coronariana. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4618

Edição

Seção

Artigos Originais