Saberes e práticas de homens perante o planejamento reprodutivo

Autores

  • Ana Carolina da Silva Coelho UNIRIO
  • Adriana Lemos Pereira UFF
  • Carla Cardi Nepomuceno UFJF

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1079

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

O trabalho teve como objetivos: identificar, através das narrativas dos homens entrevistados, a percepção e o conhecimento dos mesmos acerca do planejamento reprodutivo, e analisar como o conhecimento sobre a temática influência nas suas atitudes e decisões sexuais e reprodutivas. O método do estudo ocorreu por meio de “Bola-de-neve” e processo de saturação, com abordagem qualitativa. Foi utilizada a análise de conteúdo temático categorial, resultando na construção de duas categorias, sendo elas: A percepção e o conhecimento dos homens sobre planejamento reprodutivo, saúde sexual e saúde reprodutiva; e A atitude masculina relacionada ao cuidado com a saúde sexual e reprodutiva. Foi possível identificar nos resultados a postura ativa dos homens em relação ao cuidado e à saúde sexual e reprodutiva, como também o reconhecimento da relevância do planejamento reprodutivo, apesar de nenhum entrevistado ter buscado tal assistência durante o processo da pesquisa. Concluiu-se que deve haver maior disponibilidade de ações nos serviços de saúde, que busquem favorecer a participação do homem nas discussões sobre este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina da Silva Coelho, UNIRIO

Graduação em Enfermagem 

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Adriana Lemos Pereira, UFF

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia. 
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil

 

Doutorado em Saúde Coletiva 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. 

Carla Cardi Nepomuceno, UFJF

Graduação em Enfermagem

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

Coelho, A. C. da S., Pereira, A. L., & Nepomuceno, C. C. (2016). Saberes e práticas de homens perante o planejamento reprodutivo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(3). https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1079

Edição

Seção

Artigos Originais