Vivências de famílias de neonatos prematuros hospitalizados em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa

Autores

  • Rosane Meire Munhak Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cristiana Carolini da Silva Menezes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lilian Lessa Cardoso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andrea Ferreira Ouchi França Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.940

Palavras-chave:

Prematuro, Recém-nascido, Relações familiares, Enfermagem neonatal

Resumo

Objetivo: identificar a produção científica nacional relacionada às experiências vividas pelas famílias de neonatos prematuros hospitalizados em unidade de terapia intensiva neonatal. Método: revisão integrativa da literatura com 12 artigos científicos encontrados na Biblioteca Virtual da Saúde a partir da questão norteadora “Como as famílias enfrentam a hospitalização de um filho prematuro?”. Resultados: identificaram-se três categorias temáticas: “Sentimentos relacionados ao nascimento prematuro”; “Hospitalização e separação do trinômio mãe/pai/filho”; “Quebra das expectativas em relação ao nascimento do filho”. As famílias expressaram sentimentos como tristeza, angústia, culpa e medo, ao mesmo tempo, esperança, fé e alegria. Conclusão: compreende-se que é essencial que profissionais da saúde reconheçam estes sentimentos para que possam proporcionar um ambiente acolhedor, auxiliando-os no enfrentamento do nascimento prematuro, por meio do contato e criação do vínculo com o recém-nascido, bem como na reorganização das rotinas familiares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Meire Munhak Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Cristiana Carolini da Silva Menezes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem

Lilian Lessa Cardoso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfemagem. Professora Auxliar do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Andrea Ferreira Ouchi França, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Auxiliar do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Silva, R. M. M., Menezes, C. C. da S., Cardoso, L. L., & França, A. F. O. (2016). Vivências de famílias de neonatos prematuros hospitalizados em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(2). https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.940

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura