Educação em Enfermagem: desafio diário para cuidar com excelência - análise da vivência de uma equipe

Autores

  • Cassimiro Nogueira-Junior UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Bernadete Marinho Bara de Martin Gama UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Michele de Souza Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Cristina Arreguy-Sena UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.149

Palavras-chave:

Capacitação, Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Processos de Enfermagem

Resumo

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, que objetivou compreender a dimensão educativa do cuidar vivenciada por uma equipe de enfermagem através da análise do reflexo desta prática na prestação do cuidado, bem como as facilidades e dificuldades deste processo. Os dados foram coletados através de 13 entrevistas semi-estruturadas para profissionais de enfermagem. Os resultados indicaram o processo educativo como atividade intrínseca do cuidar, ficou evidente que na enfermagem este processo toma dois rumos fundamentais: a educação em saúde e a educação profissional, e que o reflexo destas atividades colabora para um ambiente de trabalho motivador e uma assistência com excelência. Como pontos negativos deste processo foram observados: resistência de alguns trabalhadores e pacientes, e insuficiência de tempo para tornar permanente a prática educativa. E como pontos positivos: o trabalho em equipe e o apoio institucional. Concluiu-se que não há como cuidar sem educar, e que a equipe de enfermagem deve ter a educação como instrumento básico para melhorias e crescimento da sua atuação, planejando-a de forma contextualizada e com consciência, em uma prática diária para um cuidado ético, humano e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassimiro Nogueira-Junior, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ENFERMEIRO, MESTRANDO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO PELA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP / EEUSP, PROFESSOR ASSISTENTE NA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP, E ENFERMEIRO ASSISTENCIAL NO HOSPITAL MUNICIPAL DR. MARIO GATTI DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS - SP.

Bernadete Marinho Bara de Martin Gama, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Enfermeira, Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis  (2001), Professora da Faculdade de Enfermagem, do conjunto de Disciplinas de Administração em Enfermagem, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Michele de Souza Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

ENFERMEIRA, MESTRANDA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS - SP.

Cristina Arreguy-Sena, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

Nogueira-Junior, C., Gama, B. M. B. de M., Teixeira, M. de S., & Arreguy-Sena, C. (2012). Educação em Enfermagem: desafio diário para cuidar com excelência - análise da vivência de uma equipe. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.149

Edição

Seção

Artigos Originais