Saúde, espiritualidade e o deus de Espinosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2640

Palavras-chave:

Espiritualidade. Religião. Natureza. Filosofia.

Resumo

Objetivo: O objetivo desta reflexão teórica é analisar a aproximação da definição que se tem atualmente de Espiritualidade e a definição de Deus para o filósofo Espinosa. Método: Trata-se de uma reflexão teórica em que, seguindo o conceito de Deus, trazido por Espinosa em sua obra Ética, foi realizada uma aproximação deste conceito com a Espiritualidade e seus impactos para a saúde da população. Resultados: O conceito de espiritualidade vem se modificando ao longo da história, sendo, nos dias atuais, defendido como uma dimensão inerente ao ser que se manifesta na forma em que ele se relaciona consigo mesmo, com o outro e com a natureza. As questões relacionadas à dimensão espiritual e religiosa sempre fizeram parte dos questionamentos dos filósofos que, ao longo dos tempos, tentaram explicar a existência de Deus e de que modo a relação com o sagrado influenciava o modo de vida das pessoas. Espinosa se destaca, nesse cenário, ao trazer uma definição de Deus que se contrapõe à defendida pela teologia judaico-cristã de sua época. Ele traz uma concepção de Deus imanente, infinito e é causa, não transitiva, de todas as coisas. Assim, Deus é natureza e tudo o que existe está em Deus e Deus está em tudo. Conclusão: Sendo parte da substância infinita de Deus, somos compostos de atributos, como extensão (corpo) e pensamento (alma), sendo assim constituídos de corpo e alma que são inseparáveis, ambos são parte de uma mesma e única substância. Dessa forma, a vivência da espiritualidade pode afetar positivamente o corpo que, em consequência, influenciará a alma. A partir dessa aproximação mente e corpo, Espinosa demonstra a potência pensante da alma, que percebe a existência de seu corpo pela compreensão de suas afecções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes Claudine Fontes De La Longuiniere, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Professora Assistente do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

André Souza dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Graduado em Filosofia. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora convidado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Vital Ataíde da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Graduado em Filosofia. Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Cirurgião Dentista. Professor Adjunto do Departamento de Saúde I da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

De La Longuiniere, A. C. F., Benemérita Alves Vilela, A., Souza dos Santos, A., Ataíde da Silva, V., & Donha Yarid, S. (2019). Saúde, espiritualidade e o deus de Espinosa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2640

Edição

Seção

Reflexão Teórica