Multimorbidade em trabalhadores açougueiros feirantes

Autores

  • Vaneça da Silva Moreira Magalhães
  • Ayêsha Alannah Fonseca Mota
  • Polyana Leal da Silva
  • Dieslley Amorim de Souza
  • Mauro César Ribeiro dos Santos
  • Marcela Andrade Rios

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3238

Palavras-chave:

Trabalhadores, Multimorbidade, Saúde do Trabalhador.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados à presença de multimorbidade em açougueiros informais de um mercado municipal. Métodos: estudo censitário, de corte transversal, baseado em dados das características sociodemográficas, ocupacionais, de estilo de vida e das doenças e agravos dos trabalhadores açougueiros de um Mercado Municipal. Os dados foram analisados, por meio do Epi Info versão 7.0, com cálculos de razão de prevalência e teste do qui-quadrado e exato de Fisher, adotando-se valor de p <0,05 como estatisticamente significante. Resultados: foram entrevistados 97 açougueiros, com prevalência de 48,5% de multimorbidade. Foi possível verificar que as variáveis que tiveram associação independente com a multimorbidade foram: sexo feminino (p=0,018), idade superior a 44 anos (p=0,001), escolaridade até ensino fundamental (p=0,012); tempo no comércio menor que oito anos (p=0,019), baixo índice de capacidade para o trabalho (p=0,000), satisfação com a vida (p=0,025) e estresse (p=0,010). Conclusão: Em virtude da magnitude da multimorbidade e da exposição dos açougueiros informais a diversos fatores associados, destaca-se a necessidade de políticas voltadas, para essa classe de trabalhadores, com vista à redução dos impactos negativos na saúde, melhora da qualidade de vida e qualidade do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vaneça da Silva Moreira Magalhães

Acadêmica do 10º período de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

Ayêsha Alannah Fonseca Mota

Possui graduação em enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

Polyana Leal da Silva

Possui graduação em enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

Dieslley Amorim de Souza

Possui graduação em enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Mauro César Ribeiro dos Santos

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde.

Marcela Andrade Rios

Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB. Mestre em Enfermagem e Saúde pela UESB. Doutoranda em Enfermagem e Saúde pelo PPGES/UESB.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Magalhães, V. da S. M., Fonseca Mota, A. A., Silva, P. L. da, Souza, D. A. de, Santos, M. C. R. dos, & Rios, M. A. (2019). Multimorbidade em trabalhadores açougueiros feirantes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3238

Edição

Seção

Artigos Originais