Avaliação dos hábitos alimentares em estudantes universitários

Autores

  • Euripea Leite da Silva Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mara Cristina Ribeiro Furlan Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Catchia Hermes Uiliana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aires Garcia dos Santos Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Letícia Akie Nagata Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3742

Palavras-chave:

Dieta, Comportamento Alimentar, Estudantes.

Resumo

Objetivo: Avaliar os hábitos alimentares de estudantes universitários. Método: Estudo descritivo, transversal, realizado com 204 universitários, por meio de questões adaptadas do instrumento para a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Considerando o Guia Alimentar para a População Brasileira, encontrou-se um consumo considerado inadequado dos grupos alimentares: frutas, verduras e legumes, carboidratos, carnes e ovos, peixes, leite e derivados, frituras, doces, refrigerantes e sal, com consumo inadequado entre 60% a 96% dos universitários. Em relação a leguminosas, 61% consumiam, 63% tiravam a gordura aparente das carnes, e 60%, 99% e 85% realizavam as principais refeições café da manhã, almoço e jantar, respectivamente. Conclusão: Os hábitos alimentares entre os estudantes universitários apresentaram-se, em maior parte, inadequados, o que os predispõem a fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esses dados colaboram para a importância de as universidades proporem ações de intervenção junto aos estudantes para escolhas mais saudáveis de alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euripea Leite da Silva Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem pela UFMS/CPTL

Mara Cristina Ribeiro Furlan, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Docente da graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)

Catchia Hermes Uiliana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Farmacêutica. Doutora em Ciência Farmacêuticas. Docente da UFMS/CPTL

Aires Garcia dos Santos Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Docente da graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)

Letícia Akie Nagata, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Enfermagem pela UFMS/CPTL

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Oliveira, E. L. da S., Furlan, M. C. R., Uiliana, C. H., Santos Junior, A. G. dos, & Nagata, L. A. (2021). Avaliação dos hábitos alimentares em estudantes universitários. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3742

Edição

Seção

Artigos Originais