O ensino não formal em Geociências: o relato de experiência do Projeto GAIA

Autores

  • Ataliane Pereira Santos UFVJM
  • Thayane David Silva UFVJM
  • Danielle Piuzana UFVJM
  • Marcelino Santos de Morais UFVJM
  • Bernardo Gontijo UFMG

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, práticas lúdicas, interdisciplinaridade

Resumo

O Projeto GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem) surgiu no primeiro semestre de 2011 no Bacharelado em Humanidades da UFVJM tendo como objetivo integrar pesquisa e extensão universitária, trabalhando o conhecimento científico de forma artística e lúdica em geociências e suas interfaces diretas com a geografia, física, química, biologia e demais áreas de conhecimento para o ensino básico e médio. Encontra-se articulado a duas instituições federais, a UFVJM e UFMG/IGC. A UFMG é importante parceira do Projeto GAIA por ter disponibilizado o espaço físico para a execução do Projeto (desde os estudos científicos, espaços para confecção do material artístico e exposição dos núcleos) no qual escolas do ensino básico e médio de Diamantina e arredores tenham o  ponto referencia para visitação. Acredita-se assim que os núcleos de exposição do Projeto GAIA venham colaborar na formação e prática docente no que concerne à criação de novos espaços de ciência que possam ser mais dinâmicos, com espaços integrados entre áreas de conhecimento no qual estudantes e professores possam interagir com os objetos estudados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ataliane Pereira Santos, UFVJM

Aluna do Bacharelado em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG

Thayane David Silva, UFVJM

Aluna do Bacharelado em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG

Danielle Piuzana, UFVJM

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília/Australian National University (2002). Professora Adjunta III da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Geociências. 

Marcelino Santos de Morais, UFVJM

Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Geografia e Geociências. 

Bernardo Gontijo, UFMG

Professor do Instituto de Geociências da UFMG.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Santos, A. P., Silva, T. D., Piuzana, D., de Morais, M. S., & Gontijo, B. (2013). O ensino não formal em Geociências: o relato de experiência do Projeto GAIA. Revista Territorium Terram, 1(2), 87–106. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/318