Análise de perfis longitudinais na bacia hidrográfica do Alto Jequitinhonha - Serra do Espinhaço Meridional/MG

Autores

  • Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Bráulio Magalhães Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniel Peifer Bezerra Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

bacia do alto jequitinhonha, índice Hack, instrumentos analíticos, tectônica, grandes estruturas geomorfológicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a análise de grandes estruturas geomorfológicas que compõem o relêvo da bacia do Alto Jequitinhonha através da utilização de instrumentos analíticos para inferir elementos climáticos, tectônicos, etc. Os resultados permitem avaliar a evolução da bacia do Alto Jequitinhonha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais onde atua na Graduação e na Pós-Graduação. Graduou-se em Geografia pela mesma Universidade, e tem os títulos de MSc pela Sheffield University, Reino Unido, e de Doutorado em Geografia Física pela Johann Wolfgang Goethe Universität, em Frankfurt a. Main, Alemanha (1995). Ocupou duas vezes o cargo de Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (1996-1998; 2002-2005), tendo sido também Diretora do Instituto de Geociências-UFMG (2006-2010). Foi membro e presidente da Comissão que propôs as Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Geografia, tendo atuado ainda como avaliadora do MEC. participou, como membro da Comissão de Avaliação da CAPES para os Cursos de Pós-Graduação em Geografia. Faz parte do Conselho Diretor da Revista Geografias e da Comissão Editorial das revistas Geonomos e da Brasileira de Geomorfologia, entre outras. Participou, como Titular, do Conselho de Políticas Ambientais (COPAM) do Estado de Minas Gerais. Trabalha na área de pesquisa de Geomorfologia, com ênfase na geomorfologia dinâmica, hidrologia superficial e subsuperficial, processos de erosão, evolução das formas de relevo e estudos ambientais. Realizou pós-doutorado na Universidade de Berkeley, Califórnia, USA (2010-2011).

Bráulio Magalhães Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando pelo PPGG-IGC_UFMG. Professor do curso de especialização em Geoprocessamento do IGC/UFMG. Tem experiência em geotecnologias, geomorfologia, análise experimental e ecologia da paisagem.

Daniel Peifer Bezerra, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Geografai pela UFMG. Trabalha com análise morfotectônica e morfoestrutural de escala regional subsidiado por propriedades geomorfológicas dos sistemas fluviais. Tem interesse por estudos em geomorfologia experimental e modelagem geomorfológica.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Augustin, C. H. R. R., Fonseca, B. M., & Bezerra, D. P. (2013). Análise de perfis longitudinais na bacia hidrográfica do Alto Jequitinhonha - Serra do Espinhaço Meridional/MG. Revista Territorium Terram, 1(2), 2–8. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/432