DINÂMICA TEMPORAL E ESPACIAL DO PLANTIO DE EUCALIPTO NO EIXO MUNICIPAL CURVELO-CORINTO, MINAS GERAIS, BRASIL

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a dinâmica espacial e temporal da plantação de eucalipto nos períodos de 1996, 2006, 2016 e 2023. A área de estudo está localizada na região central do estado de Minas Gerais, englobando os municípios de Curvelo, Morro da Garça, Inimutaba e Corinto. Percebe-se uma falta de informações nas escalas espaciais e temporais em relação à expansão da atividade, o que leva a um debate superficial e prematuro sobre as consequências da mesma. A relevância do estudo na região deve-se à fragilidade natural e ambiental dos sistemas cársticos frente ao avanço da expansão do eucalipto. Para identificar o plantio de eucalipto, foram utilizadas imagens dos satélites Landsat 5 e 8, além de visitas de campo. A pesquisa revelou um aumento significativo da plantação de eucalipto na área de estudo, bem como a necessidade de novos estudos sobre os impactos decorrentes da presença do eucalipto no carste e em áreas importantes para a gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Politácito Ricardo de Oliveira Santos

Geógrafo, Mestre em Geografia pela PUC Minas, Brasil.

Luiz Eduardo Panisset Travassos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Doutor em Geografia e Doutor em Carstologia, Professor do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil.

Jorge Batista de Souza

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil.

Bruno Durão Rodrigues

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil.

Rodrigo Corrêa Teixeira

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Santos, P. R. de O., Travassos, L. E. P., Souza, J. B. de, Rodrigues, B. D., & Teixeira, R. C. (2024). DINÂMICA TEMPORAL E ESPACIAL DO PLANTIO DE EUCALIPTO NO EIXO MUNICIPAL CURVELO-CORINTO, MINAS GERAIS, BRASIL. Revista Territorium Terram, 7(11), 58–76. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5375