A contribuição da cartografia tátil para a formação de professores de geografia

Autores

  • Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena UNESP
  • Waldirene Ribeiro do Carmo Universidade de São Paulo - USP
  • Barbara Gomes Flaire Jordão USP

Palavras-chave:

nsino de Geografia, Cartografia Escolar, Formação de Professores.

Resumo

As representações cartográficas constituem um conteúdo indispensável para o estudo da Geografia voltado para a formação da cidadania e é notável a quantidade de literatura no Brasil que aborda o ensino de Cartografia nas salas de aula, no entanto, as discussões sobre o ensino desta disciplina dentro dos cursos de graduação ainda são insuficientes. Este trabalho tem como objetivo principal destacar a importância de cursos para formação continuada de professores que abordem temas como a espacialidade em suas múltiplas dimensões e representações. Destacamos uma experiência com formação continuada de professores que ocorreu no ano de 2012, curso realizado em uma parceria firmada entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Nesta ocasião, os professores participantes ao serem desafiados a elaborar um mapa tátil, expressaram dificuldades na leitura da informação comunicada no mapa impresso a ser adaptado, principalmente no que se refere aos aspectos da semiologia gráfica. Isso nos levou a realizar uma revisão teórica dos princípios da comunicação cartográfica e a concluir que a Cartografia Tátil pode ampliar as possibilidades de aplicação de atividades práticas com mapas em sala de aula, para todos os alunos, e tornar-se um conteúdo de apoio para o professor de Geografia, independentemente de ter em sua sala de aula regular alunos com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena, UNESP

Professora Assistente Doutora no curso de Geografia da Unesp de Ourinhos e pesquisadora voluntária do Laboratório de Ensino e material Didático do DG - USP

Waldirene Ribeiro do Carmo, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Geografia e Doutoranda no programa de pós graduação em geografia da USP. Técnica do Laboratório de Ensino e Material Didático em Geografia do departamento de Geografia da USP

Barbara Gomes Flaire Jordão, USP

Mestranda no programa de Pós-graduação em Geografia da USP, professora de Geografia na Educação Básica

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Publicado

2014-05-27

Como Citar

Gimenes de Sena, C. C. R., do Carmo, W. R., & Jordão, B. G. F. (2014). A contribuição da cartografia tátil para a formação de professores de geografia. Revista Territorium Terram, 2(3), 98–107. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/561

Edição

Seção

ARTIGOS