ENTRE PAISAGENS E FOTOS

A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido de maneira conjunta em duas unidades educacionais, buscando compreender os registros fotográficos como elemento didático para a compreensão da paisagem. Busca-se ainda perceber como este recurso pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, a partir do entendimento de que a paisagem é processo e produto das relações sociais com a natureza e que não está cristalizada, mas interligada na realidade sensível dos alunos por meio das suas experiências conscientes ou não. A fotografia, neste sentido, em sala de aula pode abstrair de um simples elemento de exposição de conteúdo, mas, pode operar como facilitador e ponto de flexão entra a realidade e as conteúdos trabalhados em sala de aula. Ao estimular os estudantes a fotografar os seus cotidianos e seus itinerários de vida. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória e explicativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo na EEEFM Tereza Alves de Moura, localizada no município de Queimadas – PB, e na E.E.M.T.I. Governador Adauto Bezerra, localizada no município do Crato – CE. Ao final da pesquisa, foi visto que as fotografias tem uma possibilidade promissora, pois o uso como elemento didático não se configurou apenas como mero registro cristalizado da paisagem, mas, como um exercício de aproximação do conhecimento geográfico com o cotidiano dos estudantes. Desta maneira, os estudantes puderam ressignificar o conceito de paisagem, verificando que este possui a simbiose do natural com o social e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Nádia Vieira de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Iguatu - Ceará

Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Pesquisadora do Diretório de Pesquisa (CNPq) IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino, ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Espaço Urbano e Cultura (LEPEUC) do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é professora temporária da Secretaria Municipal de Educação de Iguatu, Ceará.

Everton Gleydson Silva Mendonça, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Diretório de Pesquisa (CNPq) Geografia e Criatividade, vinculado ao Laboratório Quatro Elementos (4E) do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é professor efetivo de Geografia do Ensino Básico da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.

Cassio Expedito Galdino Pereira, Universidade Federal do Pernambuco

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Possui mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Segundo líder do Diretório de Pesquisa (CNPq) IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino, ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Espaço Urbano e Cultura (LEPEUC) do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri

Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-doutorado no IGOT- ULISBOA (2024). Professor Associado do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PMPEDU) e Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), ambos vinculados a Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFPB). Coordenador do Diretório de Pesquisa (CNPq) Geografia e Criatividade e coordenador do Laboratório Quatro Elementos (4EL), ambos vinculados ao Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Glauco Vieira Fernandes, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenador do Diretório de Pesquisa (CNPq) IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Espaço Urbano e Cultura (LEPEUC), ambos vinculados ao Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2026-06-27

Como Citar

Oliveira, A. N. V. de, Mendonça, E. G. S., Pereira, C. E. G., Ribeiro, E., & Vieira Fernandes, G. (2026). ENTRE PAISAGENS E FOTOS: A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Territorium Terram, 9(18), 229–247. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/6130