Monitoria no ensino das paixões: acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia

Autores

  • Marly Aparecida Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
  • João Paulo Zerbinati Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
  • Tamiris da Silva Cantares Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
  • Grazielly dos Santos Germano Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Palavras-chave:

Ensino. Monitoria. Psicopatologia. Acolhimento. Subjetividade.

Resumo

Este artigo apresenta a monitoria de Psicopatologia como um recurso importante no desenvolvimento da disciplina e no acompanhamento do aluno no processo ensino-aprendizagem, o qual é mobilizador de muitas angústias. Destaca e analisa como estratégia de escuta e acolhimento a leitura do diário de campo, caracterizado como uma produção escrita em que o aluno elabora a partir do contato com a prática e aproximação com o sofrimento psíquico, objeto de estudo da disciplina. Os autores consideram que o acompanhamento personalizado do aluno por meio de estratégias, com oferecimento de espaços de acolhimento e elaboração, favorece a integração do conhecimento com a experiência emocional subjetiva, assim como, o amadurecimento de um verdadeiro self profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Aparecida Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Docente da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

João Paulo Zerbinati, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Graduando do 10º período do curso de Psicologia da PUC-Campinas. Monitor da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

Tamiris da Silva Cantares, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Graduanda do 10º período do curso de Psicologia da PUC-Campinas. Monitora da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

Grazielly dos Santos Germano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Graduanda do 10º período do curso de Psicologia da PUC-Campinas. Monitora da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

16-10-2015

Como Citar

Fernandes, M. A., Zerbinati, J. P., Cantares, T. da S., & Germano, G. dos S. (2015). Monitoria no ensino das paixões: acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6), 138–150. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1170

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.