A Dimensão Totalitária do “Eu”

Autores

  • Max Paulo P.B da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

totalitarismo, eu, capitalismo, psicanálise.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo buscar de maneira geral compreender o atual momento da esquerda no âmbito de seus conflitos internos que desde a queda da união soviética, culminando com o fim da guerra fria, parece ter se fragmentado em diversas correntes por demandas sociais antes sob a égide da luta de classes. O problema posto aqui é compreender como muitos desses movimentos de caráter emancipador, muitas vezes adotam práticas totalitárias de exclusão pervertendo seu próprio discurso a partir do estabelecimento de uma identidade. Para análise deste fato, nos utilizamos de parte do pensamento freudiano que se dedica a análise do comportamento das massas e da estrutura psicológica do ‘Eu’ a fim de tentar compreender em um primeiro momento o mecanismo de comportamento desses movimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Paulo P.B da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Formado em Relações Internacionais e graduando em Filosofia pela UFRJ. É integrante do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia (CEII) desde 2012.

Downloads

Publicado

31-01-2016

Como Citar

Silveira, M. P. P. da. (2016). A Dimensão Totalitária do “Eu”. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(7), 150–160. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1289