Os elementos da contratransferência com casos-limite: identificação projetiva, holding analítico, reverie e o trabalho de figurabilidade.

Autores

Palavras-chave:

Contratransferência, casos-limite, identificação projetiva, reverie, figurabilidade.

Resumo

O presente estudo que é parte de uma investigação mais ampla sobre os primórdios do psiquismo e a clínica dos casos-limite, tem como objetivo investigar os elementos que compõem a transferência/contratransferência com estes casos. Compreendendo os casos-limite como uma subjetividade marcada por traumas precoces derivados de falhas básicas, busca-se investigar os elementos dos primórdios da vida psíquica que ofereçam subsídios para o manejo da transferência/contratransferência e para a construção de ferramentas que permitam minimizar os impasses vividos na clínica com estes casos. À noção de identificação projetiva, em seu viés clínico, juntam-se as noções de reverie, de díade continente/contido, do espaço potencial e do trabalho de figurabilidade como elementos que compõem a situação analítica e ampliam o alcance da contratransferência para dimensões mais primitivas do psiquismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana de Aguiar Pondé

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. 

Carlos Augusto Peixoto Jr., Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

Pondé, C. de A., & Peixoto Jr., C. A. (2021). Os elementos da contratransferência com casos-limite: identificação projetiva, holding analítico, reverie e o trabalho de figurabilidade. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–24. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3841