Elementos da analítica existenciária no pensamento de Lacan sobre a linguagem

Autores

Palavras-chave:

Teoria psicanalítica, analítica existenciária, linguagem.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar linhas de influência da analítica existenciária no pensamento de Lacan sobre a linguagem. Para isso, os autores utilizam marcadores textuais para indicar a presença de temas ontológicos nos textos de Lacan. A relação entre o ser e a linguagem é apresentada como um problema ontológico transversal que coloca o pensamento de Heidegger e Lacan em uma zona de avizinhamento. Ao redor deste problema fundamental, são apresentadas quatro zonas temáticas da analítica existenciária que estão presentes no pensamento de Lacan sobre a linguagem: a diferença ontológica, a concepção de verdade como desvelamento, a valorização ontológica da linguagem e a concepção de tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruben Artur Lemke, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande / MS.

Doutor em Psicologia pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Residência em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil. Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande / MS

Christian Ingo Lenz Dunker, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, São Paulo/SP, Brasil.

Livre Docente em Psicologia Clínica (2006).Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University (2003). Graduação em Psicologia (1989), mestrado em Psicologia Experimental (1991) e doutorado em Psicologia Experimental (1996) pela Universidade de São Paulo. Psicanalista, Professor Titular na Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, São Paulo/SP, Brasil.

Márcio Luis Costa, Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco.

Mestrado e Doutorado em Filosofía pela Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México. Graduação em Filosofia na UCDB. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB.

Tiago Ravanello, Programa de Pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Pós-doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em teoria psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tendo parte de seu doutorado sido realizada na Université de Paris-X (Nanterre) e psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado (UFMS).

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

Lemke, R. A., Dunker, C. I. L., Costa, M. L., & Ravanello, T. (2021). Elementos da analítica existenciária no pensamento de Lacan sobre a linguagem. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–24. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3865