Pesquisas em psicanálise: produção nacional em periódicos científicos (2004/2018)

Autores

Palavras-chave:

Metaciência, revisão, psicanálise.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as características da produção científica no contexto psicanalítico, focando em quinze anos de publicações (2004 a 2018) em nove periódicos científicos com classificação Qualis A1 e A2. A análise de dados teve por base critérios oriundos da metaciência: autoria, temática, discurso e análise dos tipos de recursos. Dos 5.786 artigos encontrados 654 pertenciam ao escopo da psicanálise, sendo que os resultados mostraram que há periódicos com maior concentração de publicações nessa área, com certa variação na quantidade de artigos ao longo dos anos analisados. Houve predominância da participação feminina na autoria das produções, e na quantidade de pesquisas realizadas em instituições públicas das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Freud foi o autor mais citado, com primazia de artigos de natureza teórica. Foi possível concluir a existência de um aumento da produção científica em psicanálise, que mesmo em pequena escala, revela o amadurecimento da área ao longo dos anos. Futuras investigações devem dar continuidade a esse mapeamento e investigar outros aspectos relevantes ao contexto psicanalítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco

Psicóloga. Especialista em Clínica Psicanalítica e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. Professora Assistente do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina.

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre, Doutora e Pós-doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Estudos de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ambos da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

Hellen Lima Buriolla, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina na área de Avaliação Psicológica e Processos Clínicos.

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Inácio, A. L. M., Sei, M. B., Oliveira, K. L. de, & Buriolla, H. L. (2022). Pesquisas em psicanálise: produção nacional em periódicos científicos (2004/2018). Analytica: Revista De Psicanálise, 11(20), 1–19. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3876

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)