Tática, estratégia e política: debate sobre o poder em Foucault e Lacan

Autores

Palavras-chave:

Jacques Lacan, Michel Foucault, poder, psicanálise, genealogia, direção do tratamento

Resumo

Esse artigo pretende desenvolver uma problematização entre a genealogia do poder em Foucault e o texto A direção do tratamento e os princípios do seu poder, de Jacques Lacan, privilegiando o tema do “vocabulário de guerra” presente nos dois autores, fundamentalmente através da tática, estratégia e política, sob influência do militarismo de Clausewitz. Será apresentada a analítica do poder em Foucault a partir dos anos 1970, onde situa-se a fase genealógica do autor e o contexto histórico de produção do texto A direção do tratamento, em Lacan, apontando para a problemática do poder no contexto político institucional da Psicanálise na época. Tanto em Foucault quanto em Lacan, essa análise foi tangenciada pelo vocabulário de guerra em termos de tática e estratégia. Percebeu-se que o ponto de convergência entre eles, e como as noções de tática e estratégia, servem para descrever o poder, seja nas mais diversas formas de relação apresentadas por Foucault, seja na situação analítica, descrita por Lacan. Demonstra-se, também, como as noções de tática, estratégia e política foram importantes para ressituar a problemática do poder no campo da Psicanálise e como a genealogia, em Foucault, pode comparecer a esse debate, restituindo o estatuto político da crítica lacaniana, ao mesmo tempo que coloca em perspectiva a ética da Psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christopher Rodrigues Anunciação, Universidade Nove de Julho

Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP; pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Sociedade PSOPOL (IP-USP). Professor na área de psicanálise da Universidade Nove de Julho. Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde iniciou a pesquisa sobre instituições, análise do discurso e psicanálise. Tem sua pesquisa voltada para o trabalho do psicanalista em instituições e as implicações da relação entre a psicanálise e a história, a política e social, como noções que atravessam a prática analítica e na sua relação com os conceitos chave da psicanálise lacaniana. Atua também como Acompanhante Terapêutico, Supervisor Institucional nas áreas de saúde mental e assistência social e como professor em cursos livres para formação de Acompanhantes terapêuticos e profissionais que atuem em instituições.

Ivan Ramos Estevão, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria e clínica psicanalítica e sua epistemologia e também em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Lacan, Freud, neurose e psicose e articulação da psicanálise com as teorias sociais. Atualmente é professor de psicologia na graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), professor do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, membro do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da USP e membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Anunciação, C. R., & Estevão, I. R. (2022). Tática, estratégia e política: debate sobre o poder em Foucault e Lacan. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(20), 1–21. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4191