Efeitos do discurso capitalista: reflexões sobre a violência na atualidade

Autores

Palavras-chave:

psicanálise, violência, capitalismo, discurso

Resumo

O artigo objetiva investigar um fenômeno que é característico da própria cultura: a violência, e sua relação com o laço social dominado pelo discurso capitalista. Elucidamos o conceito de necropolítica para caracterizar a violência tal como se apresenta na atualidade. Discutimos como as pulsões operam no processo de formação da civilização e como esta regula a agressividade, possibilitando a vida coletiva. Este artigo busca, ainda, analisar o fenômeno da violência como algo que denuncia um não funcionamento, a partir da teoria dos discursos de Jacques Lacan, especialmente a partir de uma análise do discurso capitalista. A violência aparece como aquilo que aponta para uma manifestação possível diante dessa estrutura discursiva, já que esta faz curto-circuito, rompe com algo do campo da civilização. Os próprios homens passam a interpretar-se como mercadoria, objetos a serem consumidos mesmo que fatalmente por via desse fenômeno que nos é tão comum, mesmo que estranho: a violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Caroline Cardoso Gomes

Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Graduada em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano. 

Magali Milene Silva, Laço Analítico – Escola de Psicanálise

Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do Laço Analítico Escola de Psicanálise.

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Cardoso Gomes, M. C., & Milene Silva, M. (2022). Efeitos do discurso capitalista: reflexões sobre a violência na atualidade. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(20), 1–21. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4199