O apofatismo winnicottiano a respeito do self e suas implicações clínicas

Autores

Palavras-chave:

Self, Psicanálise, Epistemologia, Winnicott, Apofatismo

Resumo

O self aparece na obra de Donald Winnicott (1896-1971) como um dos elementos centrais de sua antropologia, e o respeito ao seu caráter inapreensível e paradoxal definirá uma postura ética e uma perspectiva clínica próprias. Segundo a leitura proposta nesse artigo, o psicanalista inglês tratou o self humano apofaticamente, uma vez que assinala que jamais podemos conhecê-lo, a não ser de maneira indireta, ou ainda, por meio do brincar no “espaço potencial”. O artigo se detém especificamente às reverberações que tal compreensão antropológica traz para o uso da ferramenta interpretativa no encontro clínico e para a epistemologia do campo psicanalítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Lorenzon Jávera, Universidade de São Paulo, IPUSP

Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e doutorando pelo mesmo departamento. Psicólogo clínico e acompanhante terapêutico.

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

Jávera, J. P. L., & Safra, G. (2022). O apofatismo winnicottiano a respeito do self e suas implicações clínicas. Analytica: Revista De Psicanálise, 10(19), 1–22. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4449