Transmissão psíquica em Freud, Lacan e René Kaës: aproximações e distanciamentos

Autores

Palavras-chave:

Transmissão psíquica, Psicanálise, Freud, Lacan, Kaës

Resumo

Neste artigo, buscou-se entender como o conceito de transmissão psíquica aparece nas obras de Freud, Lacan e René Kaës de forma a encontrar, nesses três autores, aproximações e distanciamentos em suas formulações sobre o tema. A partir de uma pesquisa bibliográfica pelas principais obras de tais autores, é consensual a importância das identificações e das vias narcísicas como mecanismos privilegiados de transmissão psíquica. Do mesmo modo, verificou-se que a essência da condução do tratamento conduz para a mesma direção: a assunção de um desejo, nas palavras de Freud e Lacan, ou que o sujeito se torne beneficiário de suas heranças psíquicas, nas palavras de Kaës. Como distanciamentos, destacou-se que Freud e Lacan se debruçaram mais sobre os conteúdos integrativos da transmissão, enquanto Kaës propôs avanços sobre os conteúdos negativos bem como refinamentos sobre alguns conceitos. Considerou-se, enfim, a transmissão psíquica um importante operador facilitador da clínica psicanalítica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gláucia Pires Calzavara, Universidade Federal de São João Del Rei

Maria Gláucia Pires Calzavara-Maria Gláucia Pires Calzavara.  Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João Del- Rei; Membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI)

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Calzavara, M. G. P. (2022). Transmissão psíquica em Freud, Lacan e René Kaës: aproximações e distanciamentos. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(20), 1–19. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4521