Psicanálise e surdez: estudo longitudinal sobre seus modelos representacionais e suas pesquisas clínico-teóricas

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise. Surdez. Singularidade.

Resumo

A prática clínica psicanalítica com pessoas surdas, em um Centro de Atendimento Especializado Bilíngue, foi o disparador de inúmeras interrogações que instigaram o desejo em melhor conhecermos as produções teóricas que tratam dessa temática. Assim, o presente artigo inicia com uma explanação acerca dos dois modelos teóricos predominantes no entendimento da surdez: o biológico e o socioantropológico. Em seguida, justifica o Estatuto Linguístico da Língua de Sinais, o qual sustenta o trabalho clínico-psicanalítico com esses pacientes. No desdobramento, por meio do levantamento bibliográfico realizado sobre pesquisas que tratam do tema (Psicanálise e surdez), destaca que esses estudos perpassam três eixos principais de análise: surdez e construção de subjetividade; efeitos do diagnóstico da surdez sobre os genitores; trabalho clínico-psicanalítico com a surdez. Conclui que a perspectiva psicanalítica, ao interrogar o paciente a partir de sua singularidade e contestar qualquer proposta de atendimento que se pretenda generalista e determinante, ultrapassa os dois modelos tradicionais de entendimento sobre a surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Coelho Vieira

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Psicóloga Clínica.

Nadja Nara Barbosa Pinheiro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio pós doutoral em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Paris VII. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

Vieira, C. C., & Pinheiro, N. N. B. (2022). Psicanálise e surdez: estudo longitudinal sobre seus modelos representacionais e suas pesquisas clínico-teóricas. Analytica: Revista De Psicanálise, 10(19), 1–25. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4667