As Patologias do Ato e o Supereu na Contemporaneidade

Autores

Palavras-chave:

supereu, ato, privação, contemporaneidade.

Resumo

As patologias atualmente descritas como patologias do excesso ou do ato têm sido cada vez mais notáveis na clínica psicanalítica, exigindo dos analistas na contemporaneidade um debruçar-se sobre esta temática em prol da construção de aportes teóricos e de orientações clínicas a respeito destas. Tal é a tarefa que executa com afinco e primor o autor do livro aqui resenhado, no qual se dedica a pensar as experiências impulsivas e as chamadas experiências-limite no modo como estas se articulam psiquicamente na atualidade e quais suas implicações com a instância superegóica a partir do conceito cunhado anteriormente por ele de desmentido da privação. Através de uma profunda pesquisa que compreende uma revisão bibliográfica extensa das obras de Freud e Lacan e a discussão com autores do cenário contemporâneo, o autor nos traz, então, contribuições de suma importância que são imprescindíveis para o cenário psicanalítico atual e que nos levam a refletir por fim, sobre nossa prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Espinosa Cruz Amaral, Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em psicologia pela UFF, pós-graduada em Psicanálise: Sujeito e Cultura pela FMC, Mestre em Teoria Psicanalítica na UFRJ com bolsa CNPq, Especialista em Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes no IPUB-UFRJ. Doutoranda em Teoria Psicanalítica na UFRJ com bolsa Capes e Especializanda em Psicoterapia de Casal e Família na PUC/RJ. 

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Amaral, R. E. C. (2022). As Patologias do Ato e o Supereu na Contemporaneidade. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(20), 1–9. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4673