A atualidade de Karen Horney: reflexões epistemológicas

Autores

Resumo

Karen Horney foi uma psicanalista alemã pioneira ao traçar críticas aos perpassamentos de ideais culturais patriarcais no psiquismo e também na teorização psicanalítica, em especial nas décadas de 1920 e 1930. O objetivo deste artigo foi construir ligações entre algumas colocações de Horney e questões contemporâneas que perpassam a Psicanálise, especialmente em seu encontro com os estudos de gênero e feministas. Sustenta-se que a obra da autora possibilita reflexões epistemológicas que dialogam com produções atuais da Psicanálise no Brasil. Destacam-se suas colaborações no que diz respeito ao processo de produção de conhecimento, notadamente sobre o lugar do agente da produção do conhecimento e seus efeitos na teoria; a necessidade de encontro com outros campos de saber e a crítica à universalização de saberes por meio da discussão acerca de aspectos culturais específicos.

Palavras-chave: Psicanálise. Karen Horney. Epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Ramos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura e do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Ramos da Silva, L., & Ferrari, A. G. (2023). A atualidade de Karen Horney: reflexões epistemológicas. Analytica: Revista De Psicanálise, 12(23). Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/5069