Sobre a função sujeito: um diálogo entre Lacan e Frege

a dialogue between Lacan and Frege

Autores

Resumo

Durante seu ensino, Lacan incorporou recursos de várias disciplinas externas à psicanálise, como linguística, topologia, lógica matemática e filosofia, utilizando-os como instrumentos heurísticos para sua própria teoria, não hesitando em modificá-los. O objetivo deste artigo é demonstrar, por meio de um exemplo cuidadosamente selecionado, que as articulações estabelecidas por Lacan com essas disciplinas transcendem meras analogias, revelando uma complexidade fecunda e uma proposta de formalização para a psicanálise. Será explorada a relação com a lógica matemática, em particular a teoria de Frege, com o intuito de revelar como esse diálogo possibilita uma precisa formalização do conceito lacaniano de sujeito por meio da noção fregeana de função. O artigo destaca que este exemplo específico, embora limitado, ilustra a ampla conversa de Lacan com diferentes campos de conhecimento, evidenciando a riqueza teórica e o potencial dessas aproximações. Ao examinar as obras dos autores com os quais Lacan dialogou, bem como compreender o uso que ele propôs para os termos e formalizações desses autores, é possível desvendar a profundidade e a contribuição dessas interseções para a psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Franco Lopes, UFRGS

Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Bacharel e Licenciado em psicologia pela Faculdade de Pará de Minas (2020)

Carlos Henrique Kessler, UFRGS

Professor Associado do Instituto de Psicologia, do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (2015- ), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994- ). Pós Doutorado em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (2019-21). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) com estágio sanduíche na Universidade de Paris VII (2008-2009). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Graduação em Psicologia - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Graduação - Licenciatura em Psicologia - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993).

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Franco Lopes, F., & Henrique Kessler, C. (2023). Sobre a função sujeito: um diálogo entre Lacan e Frege: a dialogue between Lacan and Frege. Analytica: Revista De Psicanálise, 12(23). Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/5125