O pacto narcísico da cisgeneridade: divagações psicanalíticas sobre a ofensa da nomeação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v14i27.5241

Resumo

Assim como, segundo Cida Bento, a branquitude produz alianças em vias de se preservar por meio de um pacto narcísico, compreendemos que a cisgeneridade se imiscui no narcisismo da branquitude, como postula Viviane Vergueiro. Sendo assim, desenvolvemos a ideia de um pacto narcísico da cisgeneridade. Colocando-nos em posição de analistas e afirmando-nos como “o monstro que vos escuta”, a partir de Paul B. Preciado, deparamo-nos com uma reação de rejeição à nomeação da norma, uma vez que a cisgeneridade institucional utiliza como estratégia fundamental de seu pacto narcísico a negação de sua conceituação; ou seja, a norma se naturaliza e, com isso, almeja sua conservação. Temos como objetivo mostrar que, a partir de alianças narcísicas e da recusa, as normatividades modernas/coloniais se autopreservam e se presentificam, dentre outros espaços, nos saberes psicanalíticos. Para trilhar esse caminho, temos como metodologia a revisão bibliográfica, por meio da qual associamos a noção freudiana de narcisismo à definição de pacto narcísico, de Cida Bento; à Outridade, de Grada Kilomba; à ofensa da nomeação, de Pfeil & Pfeil. Dessa maneira, concluímos que a cisgeneridade, como estrutura de dominação, opera por meio de pactos narcísicos e mecanismos de defesa do ego, atribuindo à Outridade as corporalidades que não a reflitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Latini Pfeil, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil). Mestre em Filosofia pela UFRJ. Especialista em psicanálise e relações de gênero pela Faculdade Unida de São Paulo (Fausp). Graduado em psicologia pela Universidade Santa Úrsula (USU).

Cello Latini Pfeil, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Doutorando em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil). Especialista em clínica psicanalítica freud-lacaniana pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Clínica em Psicanálise da Universidade Santa Úrsula (CepCop/USU). 

Downloads

Publicado

08-10-2025

Como Citar

Pfeil, B. L., & Pfeil, C. L. (2025). O pacto narcísico da cisgeneridade: divagações psicanalíticas sobre a ofensa da nomeação. Analytica: Revista De Psicanálise, 14(27). https://doi.org/10.69751/arp.v14i27.5241