Sofrimento psíquico ou transtorno mental?: Impasses clínico-políticos entre demanda e acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v14i27.5655

Resumo

O presente artigo deriva da pesquisa de pós-doutorado realizada em cooperação entre instituição de ensino e Secretaria de Estado de Saúde entre os anos de 2021 e 2023, partindo da questão da “não adesão ao tratamento” em saúde mental. Com o objetivo de coletar elaborações das equipes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) quanto aos impasses clínico-políticos cotidianos em momento de ruptura da Reforma Psiquiátrica e de eclosão da pandemia da covid-19, o artigo tem como metodologia analisar questões emergidas nas discussões de caso com os profissionais, sob os fundamentos da psicanálise de orientação lacaniana. A partir da indagação dos pesquisadores quanto a “casos difíceis” (tentativas de suicídio, automutilação, “autoboicote” e à “não adesão ao tratamento”), extrai-se, como resultado, a diferença entre o acolhimento/tratamento do sofrimento psíquico e a classificação/recolhimento/medicalização do transtorno mental. Constata-se que a impossibilidade da escuta e da construção interdisciplinar gera um “limbo assistencial”, substituído por ações de recolhimento em instituições filantrópicas, entre outras formas de intervenção que retroalimentam demandas no campo do sofrimento psíquico. O artigo aponta, como conclusão, a necessidade de qualificação das equipes que compõem a Raps com supervisão clínico-institucional/territorial, entre outras implementações. Traz, como contribuição para a Raps, os principais sustentáculos da clínica psicanalítica: a transferência, em sua face de resistência e a pulsão de morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Santos Bezerra, Laboratório de Pesquisa em Psicanálise

Pós-doutorado pelo Laboratório de Pesquisa em Psicanálise (Labpsi), Saúde e Instituição do Instituto de Psicologia da USP-Ipusp. Profissional Técnica de Nível Superior de Serviços de Saúde do SUS da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso - SES-MT (Mato Grosso, Brasil). Coordenadora da pesquisa que dá origem ao artigo e do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio de Estudantes de Graduação (PUB-USP) 2021-2022. 

Maria Lívia Tourinho Moretto, Instituto de Psicologia da USP

 Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise (Labpsi) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP (Ipusp). Professora titular do Departamento de Psicologia Clínica do Ipusp (São Paulo, Brasil). Supervisora da pesquisa que dá origem ao artigo. 

 

Karen Alves Paz, Instituto de Psicologia da USP

 Aluna estagiária bolsista do Programa Unificado de Bolsas da USP (São Paulo, Brasil). Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP (Ipusp).

Julia Kalinda de Oliveira Cardoso , Instituto de Psicologia da USP

 Aluna estagiária bolsista do Programa Unificado de Bolsas da USP (São Paulo, Brasil). Graduanda do Instituto de Psicologia da USP (Ipusp). 

Natalia Lucas Pereira, Instituto de Psicologia da USP

 Aluna estagiária voluntária da pesquisa (2021-2022). Graduanda do Instituto de Psicologia da USP – Ipusp (São Paulo, Brasil). 

Kaique Canalle Teixeira , Instituto de Psicologia da USP

 Aluno estagiário bolsista do Programa Unificado de Bolsas da USP (2021-2022). Psicólogo graduado pelo Instituto de Psicologia da USP – Ipusp (São Paulo, Brasil. 

Luigi Alaburda Vetere , Instituto de Psicologia da USP

 Aluno estagiário voluntário da pesquisa (2021-2022). Graduando do Instituto de Psicologia da USP – Ipusp (São Paulo, Brasil). 

Downloads

Publicado

25-09-2025

Como Citar

Bezerra, D. S., Tourinho Moretto, M. L., Paz, K. A., Cardoso , J. K. de O., Pereira, N. L., Teixeira , K. C., & Vetere , L. A. (2025). Sofrimento psíquico ou transtorno mental?: Impasses clínico-políticos entre demanda e acolhimento. Analytica: Revista De Psicanálise, 14(27). https://doi.org/10.69751/arp.v14i27.5655