100 anos do primeiro trabalho acadêmico sobre psicanálise no Brasil – a dissertação de Genserico

Autores

  • Francisco Ronald Capoulade Nogueira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Psicanálise, Sexualidade, Brasil.

Resumo

Este artigo visa tratar do primeiro trabalho acadêmico sobre psicanálise no Brasil, tendo como principal objetivo apresentar a forma como Genserico Aragão de Souza Pinto se apropriou da psicanálise a partir do debate com interlocutores como Juliano Moreira e Austregésilo Rodrigues de Lima. O destaque ao papel da sexualidade na etiologia das neuroses e também na vida ‘’normal’’ tornasse um dos principais tema desta dissertação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ronald Capoulade Nogueira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Psicanalista e Documentarista. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em cotutela com a École Doctorale de Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Université Denis Diderot (Paris VII). Atualmente, é membro da Associação Campinense de Psicanálise e pesquisador no grupo Psicanálise e saúde mental no Brasil: história e perspectiva (UFSJ). É idealizador e realizador da série de documentários Hestórias da Psicanálise.

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Nogueira, F. R. C. (2014). 100 anos do primeiro trabalho acadêmico sobre psicanálise no Brasil – a dissertação de Genserico. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 14–24. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/622