Contribuições para uma historiografia da psicanálise em Minas Gerais

Autores

  • Rodrigo Afonso Nogueira Santos Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Fuad Kyrillos Neto Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

História da psicanálise, Minas Gerais, Instituições psicanalíticas.

Resumo

No texto, é feita a comunicação preliminar de uma pesquisa, atualmente em desenvolvimento, tendo como objeto a história da psicanálise em Minas Gerais. Inicialmente, a psicanálise chegou a Minas Gerais pelas mesmas vias em que ela chegou ao Brasil: a psiquiatria e o modernismo. Apresentam-se os primeiros esboços de um trabalho clínico realizado nesse Estado e, posteriormente, o percurso da primeira escola de formação psicanalítica. Por fim, toma-se como hipótese de trabalho a influência de certas características políticas e sociais do estado de Minas Gerais – o catolicismo e o conservadorismo – sobre a chegada da psicanálise nesse Estado, inclusive como resistência à chegada de uma instituição vinculada à IPA. Esse movimento é realizado na tentativa de se compreender o motivo de uma escola, fundada em bases cristãs, ter encontrado espaço em Minas Gerais, já na década de 1960, enquanto uma instituição ipeísta só chegou a essa região 30 anos depois. Essa vinculação entre psicanálise, conservadorismo e catolicismo nos parece ser a peculiaridade da entrada da psicanálise em Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Afonso Nogueira Santos, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Psicólogo, mestrando em Psicologia, na linha de pesquisa Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica: articulações da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Bolsista UFSJ.

Fuad Kyrillos Neto, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Santos, R. A. N., & Kyrillos Neto, F. (2014). Contribuições para uma historiografia da psicanálise em Minas Gerais. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 145–172. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/628