Horizontes de compreensão acerca das transexualidades: a Psicanálise entre o olhar médico e queer

Autores

  • João Paulo Zerbinati Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP/Ribeirão Preto) http://orcid.org/0000-0001-6829-8358
  • Maria Alves de Toledo Bruns Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP/Ribeirão Preto Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara.

Palavras-chave:

Transexualidade, Psicanálise, Psicopatologia, Revisão Sistemática.

Resumo

A transexualidade é um aspecto da sexualidade que instiga o avanço compreensivo da própria sexualidade para além da naturalização dos modelos binários para o sexo e gênero. Questão de saúde pública discutida desde sua origem por saberes como a medicina, psicologia e psicanálise. Dessa maneira, a partir de uma revisão sistemática da literatura internacional, o objetivo deste estudo foi apresentar o perfil dos artigos publicados nos últimos dez anos tendo o fenômeno da transexualidade investigado a partir da relação com a psicanálise e psicopatologia. Compreender a vivência transexual sem compará-la aos modelos normativos ao sexo e ao gênero é desafio contemporâneo e necessário para tornar menos rígidos os saberes da psicologia e psiquiatria, e principalmente da psicanálise, assim como demais áreas da saúde e educação cuja práxis emerge ao contato com aspectos da pluralidade afetiva e sexual humana. A psicanálise, no contexto contemporâneo, é intimada para auxiliar e potencializar a compreensão subjetiva, inclusiva e despatologizantes das transexualidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Zerbinati, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP/Ribeirão Preto)

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP/Ribeirão Preto)

Vice-líder do Grupo de Pesquisa SexualidadeVida-USP/CNPq

Maria Alves de Toledo Bruns, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP/Ribeirão Preto Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP/Ribeirão Preto
Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara.
Líder do Grupo de Pesquisa SexualidadeVida-USP/CNPq.

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

Zerbinati, J. P., & Bruns, M. A. de T. (2021). Horizontes de compreensão acerca das transexualidades: a Psicanálise entre o olhar médico e queer. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–20. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2759

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)