A enfermagem forense e seus conteúdos curriculares nos cursos de graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3635

Palavras-chave:

Enfermagem Forense, Currículo, Educação, Educação Superior.

Resumo

Objetivo: Identificar os conteúdos curriculares de enfermagem forense, nos cursos de graduação em Enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, realizada com coordenadores dos cursos de Enfermagem de 88 Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se o Teste Exato de Fisher, para verificar a significância entre as variáveis dependentes (Instituições de Ensino Superior públicas e privadas). Resultados: Ao cruzar as variáveis, as Instituições de Ensino Superior privadas (76,5%) tiveram mais respostas em relação às públicas (50,0%) que fornecem tais conteúdos nas suas receptivas disciplinas. Para tal, os conteúdos de enfermagem forense por Instituições de Ensino Superior foram sobre pessoas que sofreram violência no trabalho, vítimas de desastre em massa, pessoas sob uso e abuso de álcool e outras drogas e internações compulsórias. Conclusão: Foi possível identificar os conteúdos ministrados nos cursos de Enfermagem, salientando-se a necessidade da existência de uma disciplina específica de enfermagem forense a ser ofertada no projeto pedagógico de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhuliano Silva Ramos de Souza, Universidade federal de Alfenas

Possui Graduação em Enfermagem Bacharelado pela Universidade do José Rosário Vellano (2016). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inovações e Sustentabilidade em Saúde (UNIFAL-MG). Foi membro Projeto de Pesquisa e Extensão Medicina Legal e Patologia (UNIFENAS-MG). Foi membro do Programa de Extensão Observatório de Gestão Hospitalar pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL -MG). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Forense, Currículo, Educação em Enfermagem Forense e Violência. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Christianne Alves Pereira Calheiros, Universidade Federal de Alfenas

É professora adjunto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na área da Enfermagem em Saúde da Mulher e práticas pedagógicas na graduação, Metodologia do Ensino Superior; Gênero, saúde e Sociedade e Metodologia de pesquisa qualitativa no Mestrado em Enfermagem da UNIFAL-MG. Encontra-se vice diretora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG (2019-2021). Docente das disciplinas de Enfermagem em Pré Natal I e Políticas em Saúde da Mulher do Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstétrica e Participa dos Grupos de Pesquisa Materno Infantil da UNIFAL-MG e de Práticas Pedagógicas de Ensino na Saúde EERP-USP. Foi Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG (2015-2017). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em: enfermagem geronto-geriátrica, enfermagem em saúde coletiva; enfermagem em saúde da mulher, educação em enfermagem. Foi membro constituinte da Comissão Assessoras de Área de Enfermagem da avaliação do ENADE 2016, no ciclo avaliativo do Sinaes pelo INEP/MEC.Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1995), Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, pela Escola Nacional de Saúde Pública(ENSP) - (2001), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP (2004), Especialista em enfermagem em Obstetrícia e pela UFMG, com estágio no Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte-MG. Doutora em Ciências pela EERP ? USP (2014), na área de Enfermagem em Saúde Pública. CAPES 7 (2014). Trabalhou como enfermeira responsável técnica no Hospital Nossa Senhora da Piedade em Elói Mendes e enfermeira assistencial no Hospital Humanitas de Varginha e enfermeira coordenadora e responsável técnica da Atenção primária à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Elói Mendes. Coordenadora do Curso de Técnico de Enfermagem descentralizado pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), Coordenadora do Curso de Auxiliar de Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública de Minas Gerais (ENSP), Coordenadora e Tutora do Curso de Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela FIOCRUZ descentralizado para o município de Machado MG. Coordenadora do Curso de Enfermagem e docente da Universidade José do Rosário Vellano, campus Alfenas - MG. Docente do Curso de Enfermagem em saúde do adulto e do idoso do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais em Varginha, Docente do Curso de Enfermagem em saúde coletiva e Ética do Centro Universitário de Três Corações UNINCOR em Três Corações MG. Foi tutora do Curso de Especialização em Medicina na Saúde da Família pelo NESCON/ UFMG. Tutora da Especialização do PRÓ-HOSP pela FIOCRUZ e Tutora do Plano diretor da Atenção Primária à Saúde pela ENSP-MG.

Fábio de Souza Terra, Universidade Federal de Alfenas

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2004), bolsista de Iniciação Científica do Programa de Educação Tutorial (PET/SESu - Enfermagem) pela Universidade Federal de Alfenas (2002 - 2004). Doutor em Ciências, Área Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2011). Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2007). Especialista em Meio Ambiente e Engenharia Sanitária pela Universidade José do Rosário Vellano (2017). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem e na Pós-graduação, Mestrado em Enfermagem e Programas de Residências. Membro de Grupos de Pesquisa na UNIFAL-MG e EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem Saúde Ambiental, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Saúde Mental, Ansiedade, Depressão, Autoestima, Estresse, Álcool e outras drogas, e Epidemiologia

Andreia Cristina Barbosa Costa, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/EFOA-CEUFE, 1999). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (2018-2019). Doutorado em Ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP (2017). Mestrado em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2008). Especialista em Educação Pedagógica na Área da Saúde, pela ENSP/FIOCRUZ (2004). Atualmente é Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa da UNIFAL-MG e EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, cirurgia, ansiedade, orientação, promoção da saúde, humanização, instrumentação, Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Sueli de Carvalho Vilela, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1993). Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosario Velano (2019). Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2002). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012). Especialista em administração hospitalar e de sistema de saúde e em formação pedagógica na área de saúde enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas, na Escola de Enfermagem. Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosario Velano (2019). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inovações e Sustentabilidade em Saúde (UNIFAL-MG). Terapeuta Reikiana.

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Ramos de Souza, J. S., Pereira Calheiros, C. A., Souza Terra, F. de, Barbosa Costa, A. C., & Carvalho Vilela, S. de. (2021). A enfermagem forense e seus conteúdos curriculares nos cursos de graduação em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3635

Edição

Seção

Artigos Originais