Validação de ferramentas pedagógicas: subsídio para o ensino híbrido da ressuscitação cardiopulmonar neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4546

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar, Recém-Nascido, Recursos Audiovisuais, Treinamento por Simulação, Ensino

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar instrumentos de aprendizagem e avaliação voltados para o ensino híbrido da ressuscitação cardiopulmonar neonatal. Métodos: pesquisa aplicada, de produção tecnológica e validação de ferramentas pedagógicas com 13 experts por meio de First-order Agreement Coefficient. Resultados: desenvolveu-se o script e storyboard de uma videoaula com cinco módulos e um vídeo de simulação sobre um cenário clínico de atendimento da ressuscitação cardiopulmonar neonatal, além de um questionário de vinte perguntas para avaliação do conhecimento cognitivo e um Exame Clínico Objetivo Estruturado com cinco estações para análise das habilidades psicomotoras. Todos os constructos obtiveram índice de concordância interavaliadores quase perfeita. Conclusão: esta pesquisa disponibilizou ferramentas pedagógicas validadas e fundamentadas em evidências científicas sobre a ressuscitação cardiopulmonar neonatal que sustentam o ensino híbrido e adoção da simulação clínica baseada em vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Enfermeira. Mestre em Ciências da Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de Uberaba

Enfermeira. Doutora em Ciências da Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Uberaba.

Maria Celia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Enfermeira. Doutora em Ciências da Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Associada junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP.

Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Coordenadora da Comissão de Laboratórios da EERP-USP.

Downloads

Publicado

2023-06-05 — Atualizado em 2023-07-04

Como Citar

de Oliveira, J. L. G., Garcia Nascimento, J. da S., Dalri, M. C. B., & Braga, F. T. M. M. (2023). Validação de ferramentas pedagógicas: subsídio para o ensino híbrido da ressuscitação cardiopulmonar neonatal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4546

Edição

Seção

Artigos Originais