Validação de ferramentas pedagógicas: subsídio para o ensino híbrido da ressuscitação cardiopulmonar neonatal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4546

Palabras clave:

Reanimação Cardiopulmonar, Recém-Nascido, Recursos Audiovisuais, Treinamento por Simulação, Ensino

Resumen

Objetivo: desenvolver e validar instrumentos de aprendizagem e avaliação voltados para o ensino híbrido da ressuscitação cardiopulmonar neonatal. Métodos: pesquisa aplicada, de produção tecnológica e validação de ferramentas pedagógicas com 13 experts por meio de First-order Agreement Coefficient. Resultados: desenvolveu-se o script e storyboard de uma videoaula com cinco módulos e um vídeo de simulação sobre um cenário clínico de atendimento da ressuscitação cardiopulmonar neonatal, além de um questionário de vinte perguntas para avaliação do conhecimento cognitivo e um Exame Clínico Objetivo Estruturado com cinco estações para análise das habilidades psicomotoras. Todos os constructos obtiveram índice de concordância interavaliadores quase perfeita. Conclusão: esta pesquisa disponibilizou ferramentas pedagógicas validadas e fundamentadas em evidências científicas sobre a ressuscitação cardiopulmonar neonatal que sustentam o ensino híbrido e adoção da simulação clínica baseada em vídeo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Enfermeira. Mestre em Ciências da Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de Uberaba

Enfermeira. Doutora em Ciências da Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Uberaba.

Maria Celia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Enfermeira. Doutora em Ciências da Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Associada junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP.

Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Coordenadora da Comissão de Laboratórios da EERP-USP.

Publicado

2023-06-05 — Actualizado el 2023-07-04

Cómo citar

de Oliveira, J. L. G., Garcia Nascimento, J. da S., Dalri, M. C. B., & Braga, F. T. M. M. (2023). Validação de ferramentas pedagógicas: subsídio para o ensino híbrido da ressuscitação cardiopulmonar neonatal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4546

Número

Sección

Artigos Originais